Melhoria Contínua Kaizen
EP_A_006
Conteúdos Programático
1. Melhoria contínua - Kaizen:
. Quais os pontos chave para o sucesso?
2. Fase 1: Planeamento e preparação:
. Planeamento estratégico da Qualidade:
₋ Formação da Equipa Interdisciplinar;
₋ Expectativas dos clientes e Benchmarking;
₋ Indicadores de desempenho.
. Planeamento operacional de processos:
₋ Mapeamento dos processos críticos;
₋ Indicadores de desempenho e os processos críticos.
3. Fase 2: Execução – o evento Kaizen:
. Identificação das Melhorias;
. Análise crítica e classificação de oportunidades de melhoria.
4. Fase 3: Apresentação, Celebração e continuação:
. As ferramentas da melhoria contínua.
5. Operacionalização. Considerações e Conclusões.
Objetivos:
Visa dotar os formandos dos conhecimentos e práticas necessárias de forma a aumentar a produtividade pela implementação da simplificação de processos; compreender a filosofia Kaizen de Melhoria Contínua baseada nos princípios de relações de causa-efeito, resolução de problemas e potenciar o desenvolvimento do indivíduo na empresa como fonte inesgotável de inovação e melhoria.
Destinatários:
Todos os colaboradores de todos os departamentos da empresa.
Métodos Pedagógicos:
A exploração dos conteúdos do curso alternará entre exposições temáticas e exercícios práticos baseados na realidade profissional dos participantes.
Materiais:
Manual de formação e documentação acessória; Certificado de participação.
Duração:
3 dias (das 9h às 18h)
Formador:
Profissionais com conhecimento teórico e experiência na aplicação da metodologia.