VDA Volume 6 Parte 2 QM System Audit Services, aqui também referido como VDA 6.2, está sujeito às especificações da ISO 9001: 2015, bem como aos requisitos adicionais específicos da indústria, conforme revisto em 2016.A conformidade com esses requisitos adicionais ao projetar um sistema QM para uma organização de serviço é essencial para uma colaboração bem-sucedida entre todas as partes envolvidas.
Como benefício adicional, o facto de que as organizações de serviços podem obter a certificação VDA 6.2 com a ajuda dos fabricantes de automóveis e seus fornecedores, de forma a escolher a organização de serviços adequada.
Portanto, a VDA Volume 6 Parte 2 QM System Audit Services, dirige-se às organizações de serviços que pretendem introduzir um sistema de gestão da qualidade que corresponda aos requisitos desta norma de sistema QM e que desejam obter a certificação correspondente.
Este volume VDA é dividido em capítulos de acordo com a estrutura especificada na ISO 9001: 2015 e, portanto, está em conformidade com as diretrizes ISO (Anexo SL).
Por motivos de licenciamento, os requisitos da ISO 9001: 2015 vinculativamente aplicáveis à VDA 6.2 não podem ser reproduzidos aqui.
Quando os requisitos adicionais específicos do sector se aplicam, os respetivos números dos capítulos e títulos são mostrados em itálico.
Quando o Volume 6 Parte 2 QM System Audit Services da VDA utiliza a expressão "must" ou "shall", está a expressar requisitos vinculativos. Onde “should” é utilizado, o documento está a expressar uma recomendação.As seções que começam com o título “Nota” pretendem auxiliar a compreensão ou fornecer detalhes sobre o requisito correspondente.Os exemplos são claramente indicados como tal e servem apenas como auxiliares e orientações.Esta terceira edição do VDA 6.2 substitui a segunda edição de 2004 e a reedição atualizada de 2011.