Caro Parceiro,
Partículas e resíduos estranhos, conhecidos como contaminação, aderentes a materiais de componentes automóveis e outras peças, podem reduzir a resistência e segurança dos produtos. Particularmente nas indústrias automóvel e aeroespacial, a contaminação pode fazer com que os motores e outros componentes falhem, o que tem um impacto direto na vida humana, pelo que é dada grande importância à inspeção e análise da contaminação e à garantia de limpeza.
O manual VDA 19.2 destina-se a servir de auxílio para o planeamento e pessoal da gestão da qualidade envolvida no planeamento de novos processos e de sequência ou otimização dos já existentes, em áreas de montagem e nos seus ambientes em que a limpeza é um fator crítico. A diretriz serve, para normalizar procedimentos para planeamento e otimização das áreas de montagem sensíveis à limpeza.
A VDA 19.2 tem por objetivo evitar a geração de contaminação por partículas críticas em locais sensíveis, remover partículas inevitáveis e proteger componentes e sistemas montados contra a entrada de partículas do meio envolvente. Como nem toda a fonte de partículas num ambiente considerado é automaticamente crítica para a função do produto acabado, este guia também visa denominar as fontes relevantes. Isto é necessário para tomar as medidas técnicas e económicas corretas, e para evitar custos desnecessários, que não apresentem nenhum benefício apreciável para o produto final.
Temos esta formação disponível e estamos à disposição para qualquer esclarecimento sobre este assunto.
Para mais informações, contacte:
938234316
vda-lincensee@operational.pt
www.operational.pt